sexta-feira, 28 de maio de 2010

O QUE É HIPERTEXTO

Ao pesquisar sobre Hipertexto encontrei vários conceitos. Hipertexto: Termo cunhado por Theodor H. Nelson, que o propôs pela primeira vez em 1965, é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. ” Alguns autores defendem que o hipertexto acontece apenas nos ambientes digitais, pois estes permitem acesso imediato a qualquer informação. A internet, através da WWW, seria o meio hipertextual por excelência, uma vez que toda sua lógica de funcionamento está baseada nos links. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual,onde acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e de construção do conhecimento .Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes com atividade colaborativa trazendo benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. O hipertexto apresenta uma forma de leitura não linear e que nos proporciona muitas possibilidades de leituras em diversos formatos e ordens, nos conduzindo numa experiência excitante que pode nos deixar a deriva se nos faltar atenção. No hipertexto um palavra ou expressão podem remeter a outras gerando intertextualidade. Outro aspecto fundamental do hipertexto é sua eficiência no planejamento e desenvolvimento de cursos à distância, facilitando a informação a estudantes localizados nos mais distintos pontos. Finalmente hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento.

3 comentários:

  1. Realmente,o hipertexto, com seu aspecto não linear ajuda aos profissionais da área de educação a transformarem as aulas em contextualizações diversas. Fica bem mais fácil usar a interdisciplinaridade com essa ferramenta.
    Valeu!!

    ResponderExcluir
  2. O uso do Hipertexto na sala de aula é verdadeiramente a pratica da interdisciplinaridade de forma mais dinâmica e mais consistente, pois é possivel unir audio, vídeo e outros recursos que tornam a aula mais dinâmica e mais atrativa.

    ResponderExcluir
  3. Jordana,
    Gostei muito de seu vídeo, mostre para o nosso grupo no dia do presencial, com certeza será enriquecedor para as discussões!!! Seu texto também ficou muito interessante!!!
    abraço
    Mônica

    ResponderExcluir