sexta-feira, 28 de maio de 2010

QUEM SOU COMO PROFESSOR E COMO APRENDIZ

Meu nome é Jordânia Maria graduada em Pedagogia sou concursada desde 1992 como professora normalista atualmente estou Supervisora Escolar. A minha trajetória profissional de sala de aula foi muito diversificada em vários ambientes de aprendizagem: anos iniciais, finais e Ensino Médio que totalizam um total de 10 anos de efetivo trabalho em sala de aula. Desde 2002 sai da docência fui para equipe administrativa e pedagógica. Nesses caminhos percorridos na sala de aula houve muitas mudanças no cenário educacional no campo das dimensões pedagógicas e gestão de aprendizagens, isso vem acompanhado de avanços tecnológicos que reflete novas formas de ensinar que caracteriza novas atitudes de gestão de sala de aula , permeando assim um novo fazer pedagógico, nascendo assim um professor inovador, orientador, facilitador e provocador da aprendizagem. Esse professor podemos chamar de gestor de sala de aula e aprendiz porque carrega na sua bagagem profissional novas atitudes de relacionar, comunicar, aberto ao diálogo , observador e dinâmico essas ferramentas de valores expressa uma identidade de educador equilibrado intelectualmente, emocionalmente, ético e o pedagógico. Ensinar e aprender exige flexibilidade espaço-temporal, pessoal e de grupo, menos conteúdos engessados , extrapolando o currículo linear e processos mais abertos de pesquisa e de comunicação , acreditando na construção do conhecimento de forma transdiciplinar onde os sujeitos se integram, interagem e trabalham com noção de desenvolvimento mútuo, se apropriando de saberes e fazeres... Os desafios elencados nesta nova sociedade da informação do aprendente focaliza uma nova postura de construção do conhecimento que a cada ano que passa nas escolas, carece de profissionais que se engaje nas trilhas do campo do aprender a aprender , conviver e do ser.







Nenhum comentário:

Postar um comentário