terça-feira, 26 de outubro de 2010

PENSANDO SOBRE POSSIVEIS MUDANÇAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES COM AS TECNOLOGIAS.

Lendo a entrevista do professor Pedro Demo sobre o tema “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem nas escola”.Nessa entrevista ele aborda os maiores desafios que escola enfrenta atualmente: os alunos utilizam pouco computadores na escola, aprendem melhor com internet sozinho , utilizam-se de linguagem interagindo com outras culturas, estamos encalhados no processo de ler, escrever e contar,os alunos escreve porque tem que fazer copias do quadro, a linguagem que ele usa na escola quando chega em casa não tem em lugar nenhum, as criança se aborrecem porque a escola é devagar, estranha e distante da realidade atual,leitura de texto seqüenciadas e praticas pedagógicas envelhecidas, disciplinas estanques,conteúdo desatualizado.Neste sentido aprender e ensinar no século XXI caracteriza um cenário de muitas mudanças e transformações e que a escola absorve de forma fragmentada e dicotômica essas informações, e que ainda não conseguiu produzir o conhecimento com intensiva utilização das tecnologias da comunicação da informação. Diante desse cenário escola precisa restaurar e situar-se nessas habilidades do século XXI para acompanhar as mudanças que começa com a figura principal que é o professor ele é a tecnologias das tecnologias que passa toda produção do conhecimento. As tecnologias de informação e comunicação possuem diversas ferramentas que possibilitam auxiliar o processo de ensino e aprendizagem, tornando o ato de aprender e ensinar mais dinâmico. Com isso, o professor deve sempre fazer cursos de capacitação para usar corretamente os recursos informáticos em suas práticas pedagógicas mais dinâmicas e contextualizadas. E necessário que o professor tenha abertura e flexibilidade para relativizar sua prática e as estratégias pedagógicas, com vistas a propiciar ao aluno a reconstrução do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário