sexta-feira, 29 de outubro de 2010

SOCIALIZANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETO EM SALA DE AULA





De 2003 a 2005 fiz um Curso de Especialização Informática na Educação pelo EPROINFO na qual fizemos uma monografia com a seguinte tema “ A leitura e escrita em ambientes informatizados na Educação de Jovens e Adultos com os alunos do 7º ano na Escola Estadual Pio XII. Essa experiência foi fundamentada na proposta de Projetos de Aprendizagens em ambientes informatizados. Nessa proposta levantamos as dúvidas temporárias e certezas provisórias dos alunos que gerou varias indagações , conflitos de idéias, pesquisas , questionamentos, negociações e descobertas, as certezas transformaram-se em dúvidas; ou ainda geram outras dúvidas e certezas que, por sua vez também são temporárias e provisórias. Com essa proposta utilizamos vários recursos tecnológicos na qual construímos uma HOME PAGE utilizamos o programa Front Page para construção dessas paginas. Construímos também o Diário de Bordo efetivando os registro das pesquisas e produções, construímos também com os alunos um mapa conceitual das questões de investigações levantadas usando um aplicativo muito interessante CMAP TOOLS, construindo um mapa conceitual.Para concluir esse projeto hospedamos os projetos dos alunos. Nos Projetos auxiliados pela Tecnologia da Informação dá uma nova dinâmica a este novo modelo de educação. Ela facilita a interação e a participação ativa dos alunos, uma vez que eles podem elaborar seus Projetos em grupos on-line, ou seja, permanentemente conectados. Seus conteúdos de interesse o que gera um ambiente reciprocidade do aluno e professor.Dessa forma, é possível que o aprendiz desenvolva habilidades e competências a respeito de qualquer temática, utilizando estratégias diferentes de aprendizado, de modo que sua própria forma de aprender seja contemplada ao longo do desenvolvimento do projeto de aprendizagem. "Temos encontrado que esta inversão de papéis pode ser muito significativa. Quando o aprendiz é desafiado a questionar, quando ele se perturba e necessita pensar para expressar suas dúvidas, quando lhe é permitido formular questões que tenham significação para ele, emergindo de sua história de vida, de seus interesses, seus valores e condições pessoais, passa a desenvolver a competência para formular e equacionar problemas. Quem consegue formular com clareza um problema, a ser resolvido, começa a aprender a definir as direções de sua atividade." (Léa Fagundes, Aprendizes do Futuro). Isso nos dá uma nova dimensão de ensino, onde o desejo de aprender do aluno é levado em conta, onde o saber do aluno é levado em conta, onde o ser humano aluno é levado em conta. O que ainda falta é sabermos nos movimentar nesse novo saber e conseguir auxiliar este aluno a desenvolver sua inteligência e avançar em sua sabedoria.







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